O livro, que por questões de inclusão social, vem acompanhado com áudio book, possui 323 páginas recheadas de fotos antigas e histórias da carreira de Adelmario. Nele, também estão retratadas as histórias do sertanejo, suas festas e, principalmente, luta por uma vida melhor. “O papel de Adelmario nessa proposta é ser o condutor das reflexões sobre a cultura nordestina, a partir da sua própria experiência de vida, apresentando os costumes e a tradição do povo, as mudanças no comportamento ao longo do processo histórico do Nordeste”, explica William Coelho.
Patrocinado através de recursos captados por lei de incentivo e com tiragem de três mil exemplares, será doado a escolas públicas de Salvador. Assim, Adelmario e sua turma visitam as escolas municipais e estaduais de Salvador, selecionadas, para falar de cultura popular nordestina e também alertar os estudantes sobre a importância de valorizar a cultura do nosso povo. As escolas visitadas também receberão 30 unidades do livro para disponibilizar para os estudantes em suas bibliotecas.
Além disso, o Grupo Coelho enviou cerca de mil exemplares para serem distribuídos em bibliotecas públicas de todo o país. “Esse é um trabalho que, assim como minha música, está totalmente voltado para a valorização da cultura popular nordestina. Fiquei muito feliz e emocionado em ver meu filho dando continuidade a minha luta com a idéia deste livro e espero poder usar meu nome e influência para disseminar esse amor pela cultura do sertão por todo o país”, afirma Adelmario.